Luciana Leitte

Publicações 144

Seguidores 4784

Seguindo 1300

🔺 Fundadora do @grupollcomunica | @llcultural & @massaitech
✍🏽 Colunista da Revista Exclusive
🫶🏽 Women That Build Awards 2023

Diversidade e Liderança LGBTIA+ nas empresas

Junho é o mês da visibilidade LGBTIA+ e eu não poderia deixar de falar sobre um assunto tão importante que tem ganhado destaque atualmente: a diversidade e liderança LGBTIA+ nas empresas.

A valorização da diversidade tem se tornado cada vez mais presente no ambiente empresarial mundial e a inclusão de líderes LGBTIA+ é uma parte crucial desse movimento. Ainda que haja muito a ser feito para alcançar a igualdade no ambiente de trabalho, a presença desses líderes tem se mostrado uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e diversidade nas empresas.

Muitas empresas reconhecidas mundialmente já estão liderando esse processo com a presença de líderes LGBTIA+, como Sam Altman, CEO da OpenAI (famoso chat GPT), Tim Cook, CEO da Apple, Claudia Brind-Woody, vice-presidente e diretora administrativa da IBM, Alex Schultz, diretor de marketing da Meta (Facebook e Instagram), Eliezer Silveira Filho, diretor geral da Roost, Pedro Pina, gestor do Google, Josh Graff, gerente do LinkedIn, Vivienne Ming, cientista-chefe da Socos Labs, Luciana Leitte, CEO do Grupo LL Comunica, das empresas LL Cultural e Massai Tech, entre muitos outros.

A liderança LGBTIA+ traz uma perspectiva única e valiosa para a tomada de decisões nas empresas, uma vez que a diversidade de ideias e experiências pode levar a soluções inovadoras e criativas. Além disso, a presença desses líderes pode ajudar a promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor para todos os funcionários, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero.

Entretanto, ainda há muitos desafios enfrentados pelos líderes LGBTIA+ no ambiente de trabalho. A discriminação e o preconceito ainda são problemas muito presentes em muitas empresas, o que pode limitar as oportunidades e o crescimento profissional desses profissionais. É fundamental que as empresas estejam dispostas a combater esses comportamentos e criar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para todos os funcionários.

Pensando nisso, vou listar algumas práticas que podem ajudar a tornar sua empresa mais inclusiva e diversa:

  • Crie políticas de inclusão e diversidade que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito pelas diferenças;
  • Promova conversas sobre os pronomes com que as pessoas se identificam e como criar um sistema que utilize o nome correto de uma pessoa transgênero;
  • Ofereça treinamentos e capacitações para seus funcionários e líderes, a fim de promover uma cultura inclusiva e acolhedora para todos;
  • Incentive a presença de líderes LGBTIA+ na sua empresa, o que pode ajudar a promover a visibilidade e a representatividade dessas comunidades, tanto para os funcionários LGBTIA+ quanto para os clientes e parceiros da empresa.

Ao promover a diversidade e a inclusão, as empresas demonstram um compromisso com valores progressistas e a construção de um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

Em resumo, a inclusão de líderes LGBTIA+ nas empresas é um importante passo para a promoção da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho. No entanto, é importante lembrar que a inclusão deve ser contínua e abrangente, e não se limitar a um mês de visibilidade. É fundamental que as empresas estejam comprometidas em promover uma cultura de respeito e igualdade para todos os funcionários, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de gênero.

E aí, vamos comigo pensar em como tornar sua empresa mais inclusiva e diversa?

Luciana Leitte

Sobre a Luciana Leitte:

Luciana Leitte é empresária especialista em marketing e tecnologia que lidera o Grupo LL Comunica, composto pela produtora cultural e agência de marketing LL Cultural e pela empresa de tecnologia para comunicação interna e intranets, Massai Tech.  Ao longo dos 15 anos de mercado, o grupo trabalhou com empresas renomadas, tanto no Brasil como internacionalmente, como Fernanda Souza, Dr. Drauzio Varella, Fernanda Gentil, Luana Xavier, KondZilla, Havaianas, Amazon, CNA, Maple Bear, Betano, entre outros.

Para saber mais:

https://www.instagram.com/lucianaleitte/
https://www.instagram.com/llcultural/
https://www.instagram.com/massaitech/

http://massaitech.com.br/

https://www.instagram.com/grupollcomunica/

http://grupollcomunica.com.br/

Contatos:

luciana@llcultural.com.br

+55 (31) 99328-5489

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp